Queda de barranco destrói casas e desaloja famílias em Minas Gerais

Uma forte chuva na madrugada de sexta para sábado na cidade de Itambacuri (MG), localizada a 415 km de Belo Horizonte, provocou deslizamentos de terra e destruiu quatro casas e danificou outras 12, deixando 21 pessoas desalojadas, segundo informações da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil do município. Os danos ocorreram nos bairros de Santa Clara.

Conforme a coordenadora da Defesa Civil do município, Marilza de Souza Machado, o bairro de Vila Formosa também possui áreas de risco e barrancos próximos a três casas foram cobertos com lona para evitar deslizamentos. "Nós continuamos monitorando e pedimos para as famílias deixarem as casas porque ainda há risco e a chuva não para", diz.

De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, a frente fria que atinge o Estado desde a última quinta-feira perde força, mas ainda há possibilidade de ocorrerem pancadas de chuva sobre parte das regiões Norte, Noroeste e Jequitinhonha neste domingo. No período de chuvas de 2011 para 2012, a coordenadoria informou que 11 municípios de Minas Gerais decretaram situação de emergência e 30 foram atingidos de alguma forma pelos temporais. Há 432 desalojados no Estado, 24 desabrigados, um desaparecido, quatro feridos e uma morte foi registrada em decorrência das chuvas.