Frente fria espalha nuvens de chuva no RJ, MG e ES

Uma frente fria espalha nuvens carregadas de chuva entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e o centro-sul da Bahia, de acordo com informações da Climatempo. O sistema de alta pressão (massa de ar polar) no Oceano associado a esta frente favorece a formação de muita nebulosidade baixa (nuvens estratiformes) entre o nordeste de Santa Catarina e o leste de São Paulo. 

As demais áreas do Sul e de São Paulo e Mato Grosso do Sul estão sob a influência de uma massa de ar seco, de origem polar. Outra massa seca inibe a formação de nuvens carregadas entre o Recôncavo Baiano e o norte do Maranhão. Áreas de instabilidade tropical associadas ao ar quente e úmido estão espalhadas pelo restante do país.

Confira a previsão do tempo por região:

Sudeste

Neste sábado, o tempo segue chuvoso no nordeste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Já na maior parte de São Paulo, o sol aparece e o tempo fica firme. No litoral de São Paulo e no centro-sul do Rio de Janeiro, céu nublado e chuviscos. No nordeste paulista e nas demais áreas do Sudeste, muita nebulosidade e pancadas de chuva a qualquer hora, intercaladas a alguns períodos de sol.

Sul

O céu fica cheio de nuvens no leste de Santa Catarina e do Paraná, mas já ocorrem períodos de sol e não chove mais. Em todas as demais áreas do Sul, o sol aparece forte e o tempo fica firme, com friozinho pela manhã e temperatura em elevação durante a tarde.

Centro-Oeste

O tempo fica firme em Mato Grosso do Sul, com sol forte e um pouco de calor à tarde. Já no Distrito Federal e no centro-norte de Goiás e de Mato Grosso, o céu fica sempre com muita nebulosidade, o sol pouco aparece e chove a qualquer hora do dia. Nas demais áreas da Região, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e também ocorrem pancadas de chuva, principalmente à tarde.

Norte

O tempo fica instável em praticamente todas as localidades da Região Norte. O sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. No nordeste do Pará, no Amapá, no norte de Rondônia e no extremo sul do Amazonas, o tempo fica bem mais aberto, com sol forte e bastante calor. Por causa do ar quente e úmido, a nebulosidade aumenta e são esperadas algumas pancadas de chuva a partir da tarde.

Nordeste

O tempo volta a ficar fechado e chove a qualquer hora no sudoeste e no centro-sul da Bahia, devido à chegada de uma nova frente fria. Já na faixa entre Sergipe e o norte do Maranhão, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo ainda fica seco. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece entre nebulosidade variável e ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia.