UnB aprova flexibilização na jornada dos técnico-administrativos

O Conselho de Administração da Universidade de Brasília (UnB) aprovou a flexibilização da jornada de trabalho das 40 horas atuais para 30 horas corridas por semana para os servidores técnico-administrativos. O ponto eletrônico será obrigatório para todos os servidores, mesmo aqueles que optarem por manter as 40 horas. As informações são da UnB Agência.

A implementação da medida deve ocorrer em 180 dias, prazo acordado pelos conselheiros. Nesse tempo, uma comissão executiva irá avaliar os processos de cada unidade e terá o poder de autorizar a implementação. A decana de Gestão de Pessoas, Gilca Starling, lembra que antes de por em prática a flexibilização é preciso seguir o passo a passo estabelecido pelo decanato. "" novo modelo está autorizado. Para entrar em vigor é preciso parecer final da comissão de avaliação", diz ela.

O decano de Planejamento, Paulo Rocha, afirmou que a aprovação representa uma mudança de rumos da universidade. "A flexibilização será um catalisador dessas mudanças." O vice-reitor, João Batista, lembrou que a medida é uma proposta da administração. "É uma tarefa difícil, que exige esforço por parte das unidades, mas que promove um modelo mais eficiente de gestão."

Antes da aprovação, algumas ressalvas foram discutidas pelos conselheiros. O principal ponto, unânime entre defensores e adversários da medida, era a necessidade de aumentar o quadro de pessoal da universidade.

Um dos aspectos mais polêmicos da reunião foi a adoção do ponto eletrônico, considerada condição indispensável para o bom funcionamento da flexibilização. A maioria dos diretores de institutos apoia o uso do ponto, como forma de facilitar a gestão do novo sistema. Alguns servidores técnicos criticam o ponto eletrônico como algo discriminatório, já que os docentes são dispensados desse tipo de controle.

Segundo a decana de Gestão de Pessoas, Gilca Starling, o ponto eletrônico será obrigatório para todas as unidades. A UnB já comprou cerca de 200 aparelhos destinados a essa tarefa.