Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira

Áreas de instabilidade que se formaram no oeste de SP e do PR deslocaram-se para leste durante a madrugada desta segunda-feira provocando chuva nestes Estados e também sobre o RJ, segundo a Climatempo. Um novo sistema de baixa pressão desenvolve-se sobre o Paraguai e deve avançar pelo norte do RS, SC, PR e MS ao longo do dia, provocando mais pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade. 

Ao final do dia, este sistema sai para o alto-mar na altura da costa paulista e organiza uma frente fria com forte atividade sobre SP e RJ na terça-feira. Áreas de instabilidade ainda deixam o tempo fechado na maior parte do Sul do Brasil. Nesta segunda-feira, o tempo fica aberto no centro-sul do RS, assim como o norte de MG e ES. No Nordeste, o tempo segue aberto em grande parte da região. 

Chuvas isoladas são previstas apenas no centro-sul do MA e também junto a faixa litorânea. No Norte, a instabilidade atua com mais força sobre os estados de TO, PA, RR e no leste do AM. Confira a previsão para a sua região:

Região Norte 

O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia na maior parte do Pará, no norte do Tocantins, em Roraima, no leste do Amazonas e no sul de Rondônia. No nordeste paraense e nas demais áreas do Norte, o tempo fica mais aberto, com sol forte e calor. Durante a tarde, a alta umidade do ar provoca o aumento da nebulosidade e são esperadas algumas pancadas de chuva.

Região Nordeste 

O sol aparece forte em todo o Nordeste. Na faixa leste entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, no oeste baiano, no sul do Piauí e na maior parte do Maranhão, o céu ainda tem alguma nebulosidade, o tempo fica abafado e chove de forma rápida no decorrer do dia. No norte maranhense e nas demais áreas da região, o tempo fica ensolarado, quente e seco.

Região Centro-Oeste 

Uma forte frente fria avança pelo Centro-Oeste e deixa o tempo fechado com chuva o dia todo no sul de Mato Grosso do Sul. Já no centro-norte de Goiás, no Distrito Federal e na maior parte de Mato Grosso, o sol ainda aparece forte e faz calor, mas a nebulosidade aumenta com o tempo abafado e ocorrem algumas pancadas de chuva a partir da tarde. No oeste matogrossense e nas demais áreas da região, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e chove a qualquer hora.

Região Sudeste 

Áreas de instabilidade atuam sobre o Sudeste e deixam o tempo chuvoso com risco de temporais no centro-sul e leste de São Paulo. Nas demais áreas paulistas, no Rio de Janeiro, e no centro-sul de Minas Gerais, o sol aparece entre muitas nuvens e há risco de chuva forte à tarde e à noite. Já no norte mineiro e capixaba, o sol brilha forte e não chove. Nas demais áreas da região, o sol também predomina, mas as nuvens crescem e chove rápido à tarde.

Região Sul 

Áreas de instabilidade ainda deixam o tempo fechado na maior parte do Sul do Brasil. Só não chove no centro-sul gaúcho, inclusive em Porto Alegre. Nas demais áreas da Região ocorrem várias pancadas de chuva. No norte e noroeste do RS, a chuva é no máximo moderada e ocorrem períodos com sol. No restante da Região o risco de temporais é grande, principalmente no noroeste gaúcho, no centro-oeste catarinense, no sul e no oeste paranaense.