Com 5 minutos de tolerância, vestibular UFBA não tem atrasados

A Universidade Federal da Bahia (UFBA) iniciou neste domingo a aplicação das provas de Português e Ciências Naturais de seu vestibular anual, o mais concorrido e tradicional do Estado. Foram pelo menos 36.287 inscritos neste ano, para 6.436 vagas. Nos Pavilhões de Aulas (PAF) 1 e 3, no bairro de Ondina, em Salvador, os portões foram abertos pontualmente às 8h, mas a tolerância de quase cinco minutos fez com que a instituição não contabilizasse estudantes retardatários nesta unidade.

Na porta da universidade, a expectativa de candidatos aos cursos mais concorridos se misturava à ansiedade de quem está fazendo o vestibular "apenas para testar". É o caso de Guilherme Costa, 16 anos, que veio acompanhado pela família. Ainda cursando o ensino médio, ele se inscreveu no curso de Física, um dos menos concorridos.

"A ideia dele é passar em ambas as fases, de modo que, quando ele fizer o vestibular para valer e para o curso que ele realmente quer, que é Engenharia, ele já sabe como funciona", explica a mãe do estudante, Célia Costa.

A tranquilidade da família Costa não era a mesma que a da família Ramos. Alex, filho de um médico, está tentando o vestibular para um o curso mais concorrido da UFBA, o de Medicina. Tendo de enfrentar a concorrência de 49 para um e com a responsabilidade de ser o primeiro dos quatro irmãos a entrar na faculdade de Medicina, ele se preparou bastante, mas está apreensivo porque esta é segunda vez que presta vestibular.

Além da ansiedade normal com as provas, a falta de sinalização dentro da universidade, para indicar em quais prédios serão aplicadas as provas aumenta o estresse e a ansiedade dos candidatos e das famílias, acredita a aposentada Rita de Cássia Santos. A filha dela, Taís, 20 anos, está tentando o curso de Direito, também um dos mais concorridos. "Estou muito revoltada com a falta de sinalização. Que colocassem cartazes, faixas, qualquer coisa para nos indicar o local correto. Por causa disso, minha filha quase perde a prova, foi por pouco", reclamava, na frente do portão.

Do total de vagas oferecidas, 1.287 são prioritariamente para os alunos da UFBA egressos dos Bacharelados Interdisciplinares (BI). A seleção para ingresso nos Bacharelados Interdisciplinares e nos Cursos Superiores de Tecnologia é baseada nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).