Filhote de onça-parda é resgatado de fazenda no interior do MS

Um filhote de onça-parda foi encontrado em uma fazenda de Ribas do Rio Pardo, no interior do Mato Grosso do Sul. O animal, de dois meses de idade, estava sem a mãe e agentes da Polícia Militar Ambiental foram chamados para resgatar a onça.

Os policiais avaliaram que o filhote não sobreviveria sem a presença da mãe e levaram o animal para Campo Grande, onde foi encaminhado ao Centro de Reabilitação de Animais silvestres (CRAS). A PM acredita que a mãe possa ter sido morta por caçadores. A onça-parda é uma espécie que está na lista de animais em extinção.

A onça-parda, puma, ou suçuarana é encontrada em todas as Américas, desde o Canadá, ao extremo sul da América do Sul. Vive em torno de 15 anos e em alguns locais pode atingir até 100 kg. É um animal solitário e prefere viver em lugares de difícil acesso - florestas, desertos e montanhas. Geralmente caça ao entardecer. 

Em Mato Grosso do Sul tem sido caçada principalmente porque costuma matar animais de fazenda para ensinar os filhotes a caçar.