Enade: 81% dos estudantes inscritos registraram presença

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), aplicadas no domingo, tiveram a presença de 81% dos estudantes inscritos, de acordo com informações do Ministério da Educação (MEC). Participaram do exame 304.483 concluintes de 8,8 mil cursos de graduação oferecidos por instituições de educação superior públicas e particulares.

Os alunos dos cursos de Engenharia do grupo 4 (química e de alimentos) tiveram a menor abstenção (7,3%). Os de Ciências Sociais, a maior (36,2%). Também participaram desta edição do Enade concluintes de Biologia, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Química, Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música.

Entre os cursos tecnológicos, havia inscritos das áreas de Tecnologia em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e é componente curricular obrigatório. Portanto, os inscritos que não fizeram a prova estarão em situação irregular e não poderão obter o diploma de conclusão de curso. Para regularizar a situação, terão de participar da próxima edição do exame - devem ser inscritos pela instituição de ensino na qual estudam.