MG: cidade tem 11º caso de meningite em 2011, o 6º neste mês

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais confirmou nesta quarta-feira mais um caso de meningite meningocócica (tipo C) no município de Ouro Branco, a cerca de 100 km de Belo Horizonte. Este é o 11º registro de ocorrência da doença na cidade desde janeiro - houve cinco casos confirmados até agosto e outros seis em outubro. Três pessoas morreram neste ano em Ouro Branco em decorrência do surto de meningite tipo C.

Uma campanha de vacinação contra a doença começou no município na última segunda-feira, e quer atingir principalmente crianças e jovens de 4 a 30 anos - exceto gestantes, por possíveis complicações. As vacinas são oferecidas nos postos de saúde, das 8h às 16h, até o dia 4 de novembro.

Também serão imunizados os alunos, servidores e funcionários terceirizados do Campus Alto Paraopeba da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) de até 30 anos, além de todos os funcionários das empresas que trabalham nas obras de expansão da Gerdau Açominas e que moram nos alojamentos situados na área da Gerdau.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, pelo menos 119 casos foram confirmados como meningite tipo C. Vinte e cinco desses pacientes morreram.