Confira a previsão do tempo para esta quarta-feira

A presença de uma frente fria no litoral do Nordeste induz a formação de muita instabilidade entre a Bahia, o norte de Minas Gerais, o sertão de Sergipe, de Pernambuco e o sul dos estados do Piauí e do Maranhão. As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva forte e volumosa em todas estas localidades, de acordo com a Climatempo

As nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido estão espalhadas por quase todo o Norte, assim como em Mato Grosso e em Goiás. O vento marítimo gerado pela presença de um sistema de alta pressão no Oceano favorece a formação de algumas nuvens carregadas entre o leste de Santa Catarina e o Rio de Janeiro. A grande massa de ar seco que cobre o interior da Região Sul e de São Paulo, Mato Grosso do Sul e que ganhou força no centro-sul de Minas impede a formação de nuvens de chuva. O vento do quadrante sudoeste/sul que sopra de forma constante em diversos níveis da atmosfera ainda é propício à ocorrência de cinza vulcânica em áreas do leste da Região Sul. 

Veja a previsão por região:

Norte

Nesta quarta-feira, o tempo fica fechado e chove o dia todo no centro-sul do Tocantins, no sul do Pará e do Amazonas, no centro-norte de Rondônia e no leste do Acre. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece em alguns momentos, mas o céu fica sempre cheio de nuvens e também há previsão de chuva a qualquer hora.

Nordeste

O sol aparece forte e o tempo segue firme apenas na faixa entre o leste de Pernambuco e o norte do Maranhão. Já na Bahia, em Sergipe, no sul do Piauí e no sertão de Alagoas e Pernambuco, o tempo fica fechado e chove o dia todo, com risco de temporais. Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece sempre entre muitas nuvens e também há previsão de chuva a qualquer hora.

Centro-Oeste

O tempo fica fechado e há risco de chuva forte a qualquer hora no norte de Goiás, no Distrito Federal e no norte de Mato Grosso. Já em Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso e de Goiás, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo fica seco. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol aparece entre muitas nuvens e ocorrem várias pancadas de chuva no decorrer do dia.

Sudeste

Nesta quarta-feira, o tempo fica fechado com chuva forte no norte de Minas Gerais. No litoral paulista, o tempo também fica chuvoso. No Espírito Santo, no Vale do Rio Doce, na Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro, o céu fica nublado com chuviscos. Sol forte e tempo seco no interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Na faixa entre a capital paulista e a Grande Belo Horizonte, muitas nuvens e períodos de sol, sem chuva.

Sul

Nesta quarta-feira, o tempo volta a ficar fechado e há previsão de chuva fraca a qualquer hora do dia no nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná. No litoral catarinense e na Serra Gaúcha, o sol aparece entre muitas nuvens, mas não chove. Nas demais áreas do Sul, o sol brilha forte, faz um pouco de calor à tarde e o tempo fica seco.