Ministro da Agricultura passou a noite bem após cirurgia, diz pasta 

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, passou bem a primeira noite após a cirurgia para retirar um tumor no cérebro. A intervenção foi feita no sábado, no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Em nota oficial divulgada neste domingo, o ministério afirmou que Ribeiro está bem disposto e já conversava com seus familiares.

Depois da cirurgia, o ministro foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a recuperação pós-operatória de rotina. Segundo o ministério, ele deveria ser transferido para o quarto ao meio dia de hoje.

O último boletim médico do ministro, divulgado no sábado, afirmava que "a cirurgia transcorreu sem intercorrências e alcançou plenamente seus objetivos". Segundo o documento, Ribeiro era acompanhado por equipes médicas coordenadas pelos professores doutores Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Milberto Scaff e Marcos Stávale.

O ministro se submeteu esta semana a exames de acompanhamento de um tumor cerebral que havia sido retirado em janeiro de 2007 e nessa avaliação foi detectada uma provável recorrência do tumor, disse o Sírio-Libanês. O Ministério da Agricultura prevê que o ministro fique afastado por 10 dias das atividades da pasta.

Jorge Alberto Portanova Mendes Ribeiro Filho, 56 anos, assumiu a Agricultura em agosto deste ano em substituição a Wagner Rossi, que pediu demissão do cargo em meio a uma série de denúncias de irregularidades na pasta e contra ele. Na segunda-feira, o secretário-executivo José Carlos Vaz assumirá interinamente o ministério até o retorno de Ribeiro.