ASSINE
search button

Cúpula da Funai passa 8 horas retida por índios no RS

Compartilhar

Representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai) da Reserva Estiva, em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, foram autorizados a deixar o local após oito horas reunidos com índios. Eles assinaram um documento com todas as reivindicações da aldeia, conforme o cacique Eloir de Oliveira. 

A cúpula da Funai chegou ao local no final da tarde de segunda para o lançamento de um programa do governo federal para a construção de casas na reserva e foi impedida de sair pelos moradores do local. As informações são do jornal Zero Hora.

"Foi uma reunião tranquila. Não houve nenhum problema de pressão por parte dos indígenas. Vamos levar esse acordo a uma comissão em Brasília", afirmou o presidente nacional da Funai, Márcio Augusto Freitas de Meira. 

Segundo o cacique, a conversa com os 14 funcionários da entidade não foi uma detenção e sim uma negociação em um "momento histórico". "As nossas reivindicações não estavam chegando a Brasília, quando mandavam somente alguns representantes. Então temos que aproveitar ao máximo essa oportunidade", afirmou ele.