ASSINE
search button

Bombeiros combatem 4 incêndios florestais em regiões de Minas

Compartilhar

Os bombeiros de Minas Gerais combatiam neste domingo ao menos quatro incêndios em vegetação pelo Estado, situação que vem se repetindo nos últimos dias devido ao predomínio do ar seco na região. Na última quarta-feira, após seis dias de trabalho, foi controlado o fogo no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, região metropolitana de Belo Horizonte. Cerca de 80% da vegetação foi consumida pelas chamas.

Hoje, a situação mais grave era na Serra da Canastra, no sul do Estado, onde as chamas começaram há seis dias e já consumiram aproximadamente 1,5 mil hectares de área, segundo o Corpo de Bombeiros. No começo da tarde, mais 47 homens, entre bombeiros e brigadistas, foram enviados ao local, totalizando 91 pessoas no trabalho de combate ao incêndio.

Em Montes Claros, no norte de Minas, seguiam os trabalhos de combate ao fogo na Fazenda Canoas, que começou no dia 24 de setembro e ainda não foi controlado. De acordo com a corporação, nove bombeiros e 30 funcionários de fazendas vizinhas ajudavam nos trabalhos, dificultados pela baixa umidade. Segundo a agência meteorológica Climatempo, fazia 34°C na cidade por volta das 14h, com umidade de apenas 15%.

Outro incêndio era registrado na Reserva Indígena Xacriabás, no município de São João das Missões, no norte do Estado. O fogo começou na sexta-feira e ainda não foi controlado. Segundo os bombeiros, foram destruídos aproximadamente 700 hectares.

O quarto incêndio atingia a vegetação às margens da BR-040 em dois pontos: um próximo à antiga fábrica da Skol, em Belo Horizonte, e outro próximo ao local conhecido como Curva do Cavalo, na região metropolitana. Em cada foco, trabalham 15 bombeiros para combater o fogo.