SP: polícia prende suspeito de comandar esquema de 'TV a gato'

A Polícia Civil de São Paulo prendeu um tapeceiro acusado de comandar um esquema de TV a cabo clandestina, na quarta-feira, no bairro da Vila Mariana, zona sul de São Paulo. Policiais da 4ª Delegacia de Repressão a Crimes Cometidos por Meios Eletrônicos (DIG) e do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic) investigavam o esquema há 30 dias. Os policiais detectaram a oferta de desbloqueio de cartões de duas operadoras de TVs por assinatura.

De acordo com a investigação, o contato com o fraudador era feito pela internet a partir de sites de compra e venda. Os interessados pagavam para ter acesso a todos os pacotes oferecidos pela empresa. A fraude envolvia equipamentos de decodificação e cartões magnéticos de operadoras de TV.

De acordo com a polícia, as opções da "TV a gato" eram as seguintes: conjunto completo ou equipamento próprio. No primeiro caso, o interessado recebia o decodificador equipado com um cartão completamente sem restrições, por R$ 500. A segunda opção era para clientes da operadora que, por um pagamento único de R$ 100, tinha o planos simples transformado, por meio do desbloqueio do próprio cartão, em premium, podendo acessar a programação completa. Todo o contato era feito por e-mail ou telefonemas e motoboys eram utilizados para a retirada e entrega dos produtos.

Para prender o suspeito, a DIG conseguiu fazer o tapeceiro, que não teve o nome revelado, sair para fechar a negociação em um estacionamento. Detido, ele levou a equipe até a tapeçaria.

No local, os policiais encontraram 20 decodificadores, 50 cartões magnéticos e sete notebooks sem documentação de procedência. De acordo com o delegado Jorge Esper, da delegacia de Meios Eletrônicos, a investigação apura como os equipamentos chegaram até o acusado. A investigação não descarta o vazamento de informações privilegiadas dentro das empresas.

O tapeceiro vai responder por receptação. Ele afirmou que não estudou informática, mas aprendeu a reconfigurar os cartões magnéticos pela internet