Pelo menos quatro mercados são saqueados em Itajaí

Pelo menos quatro mercados foram saqueados na cidade de Itajaí, Santa Catarina, entre a noite de sexta-feira e este sábado, segundo informações da Polícia Civil. No entanto, ninguém foi preso e não existe registro oficial das ocorrências, já que os policiais civis estão empenhados no atendimento as vítimas da enchente que atinge o Vale do Itajaí.

Apesar disso, tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil já reforçaram o policiamento nos maiores mercados da cidade. Moradores que se dirigiram para os abrigos têm reclamado constantemente de arrombamentos. Em 2008, ladrões resgatavam as vítimas de suas casas, e depois retornavam ao local para roubar os pertences das vítimas.

A Defesa Civil informou em seu último relatório divulgado neste sábado, que 819.338 pessoas foram afetadas pelas chuvas - 57.481 estão desalojadas e 8.220 desabrigadas. Três cidades decretaram situação de calamidade pública, 36 municípios estão em situação de emergência e 80 enviaram à Defesa Civil notificação preliminar de desastre.

Segundo a Defesa Civil, Santa Catarina está em estado de atenção e busca o restabelecimento da normalidade. Pela manhã, sete aeronaves atuavam nos municípios isolados e duas atendiam exclusivamente às populações de Rio do Oeste, Laurentino, Taió e Aurora, levando medicamentos e alimentos. Uma aeronave do governo do Rio Grande Sul está em deslocamento para ajudar no atendimento.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia (Epagri), as chuvas devem diminuir nos próximos dias. Contudo, o governo do Estado e a Defesa Civil afirmam que vão continuar monitorando a situação devido aos alagamentos, enchentes e delizamentos.