Pavilhões da Oktoberfest são atingidos por enchente em SC

Os pavilhões onde será realizada a Oktoberfest em Blumenau (SC) no último mês foram um dos pontos afetados pela enchente no Vale do Itajaí que afetou quase 1 milhão de pessoas no Estado. Neste sábado, com a melhora do tempo, voluntários se reuniram para limpar o Parque Vila Germânica, após uma mobilização pelo Facebook.

O presidente da Germânica, Norberto Mette, informou que a programação do evento, que acontece entre 6 e 23 de outubro, está mantida. De acordo com ele, os preparativos para a festa estavam acelerados, mas acabaram prejudicados pela enchente. Mette estima que a limpeza durará três dias e, após esse período, os trabalhos serão retomados. "Toda a cidade está empenhada no mutirão de limpeza e de reconstrução da cidade", afirmou. "A realização da 28ª Oktoberfest representa o espírito de recuperação do povo de Blumenau. Vamos promover uma grande festa, vamos mostrar nossa capacidade de superação", disse.

Em Blumenau, o rio Itajaí-Açu chegou a 10,19 m acima do nível normal nesta tarde, após passar dos 12 m na sexta-feira. O nível é maior que o registrado em novembro de 2008, quando 24 pessoas morreram na cidade vítimas de deslizamentos de terra causados pela chuva. A previsão para as 22h é que o rio diminua para 9,5 m.

Na região, mais de 150 mil pessoas estão desalojadas (foram para a casa de amigos ou familiares) e outras 13 mil estão desabrigadas em 91 municípios. Mais de 80 cidades notificaram desastre, 38 decretaram emergência e cinco, situação de calamidade até a tarde deste sábado.