Apesar da melhora no tempo, rios continuam cheios em SC

Mais de 65 mil pessoas estão fora de suas casas

A chuva deu uma trégua nas regiões mais castigadas em Santa Catarina. Porém, a expectativa é de que os rios continuem cheios pelas próximas horas. O rio Itajaí-Açu, que à 0h de sexta-feira chegou aos 11,6 m, amanheceu com 11 m na região de Blumenau.

De acordo com a Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, o rio apresenta ligeira alta. Em Itajaí, o rio Itajaí-Açu apresenta uma elevação de 3,18 m e o Itajaí-mirim 3,97 m. Outros ribeirões também foram afetados com a cheia e ainda deixam a cidade em estado de alerta.

A melhora nas chuvas fez com que o número de desabrigados estabilizasse. Na manhã de sábado, todo o Estado registrava 8,2 mil desabrigados e 57,4 mil desalojados. Trinta e quatro municípios continuavam em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública.

A defesa civil confirmou apenas uma morte em decorrência da chuva. Valdemiro Carminatti, 66 anos, trabalhava no telhado de sua residência, que despencou. Outra morte foi registrada em Rio do Sul. Um morador foi eletrocutado por um cabo da rede de energia, quando remava em um pequeno barco em meio a casas alagadas no município. No entanto, a Defesa Civil não confirmou se o óbito estaria diretamente relacionado à chuva, nem tinha o nome do homem.