Chuva em Santa Catarina é 75% maior do que previsto pro mês inteiro

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) registrou até esta sexta-feira chuvas acima da média prevista para o mês inteiro. "De segunda-feira até agora choveu 202 mm, o que representa 75% acima da média para o mês inteiro em apenas quatro dias". Segundo boletim da Defesa Civil, são mais de 819 mil pessoas afetadas pelas chuvas no Estado.

O órgão contabiliza 57,4 mil desalojados e 8,2 mil desabrigados no Estado. Além disso, 34 municípios decretaram situação de emergência e dois entraram em calamidade pública (Rio do Sul e Brusque).

A medição realizada à 0h desta sexta-feira no rio Itajaí-Açu, em Blumenau, registrou a água a 11,6 m acima do normal. O nível superou, assim, o registrado em 24 de novembro de 2008, que era de 11,52 m. Naquele episódio, 24 pessoas morreram na cidade vítimas de deslizamentos de terra causados pela chuva. O nível do rio se encontrava estabilizado em 12,52 m acima da normalidade durante a tarde.

O órgão confirmou uma morte em decorrência da chuva, em Guabiruba. Valdemiro Carminatti, 66 anos, trabalhava no telhado de sua residência, que despencou. Outra morte foi registrada em Rio do Sul. Um morador foi eletrocutado por um cabo da rede de energia, quando remava em um pequeno barco em meio a casas alagadas no município. No entanto, a Defesa Civil não confirmou se o óbito estaria diretamente relacionado à chuva, nem tinha o nome do homem.