Sol aparece no Sudeste e frente fria avança pelo Sul

Um sistema de baixa pressão que se afasta da costa da Região Sudeste e o vento que sopra de forma persistente do mar em direção ao continente ainda favorecem a formação de nuvens baixas (estratiformes) entre o leste de Santa Catarina e o Rio de Janeiro. 

A proximidade de uma frente fria já provoca aumento de nebulosidade no Rio Grande do Sul. Nas demais áreas do Sul e do Sudeste, em todo o Centro-Oeste, no sul da Região Norte e no interior do Nordeste o predomínio é de uma forte massa de ar seco que impede a formação de nuvens de chuva. 

Nuvens tropicais formadas pelo ar quente e úmido estão espalhadas pelas outras áreas do País. Confira a previsão para sua região:

Região Norte 

O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia em Roraima, no Amapá e no centro-norte do Amazonas e do Pará. Nas demais áreas da região, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo fica seco.

Região Nordeste 

O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia na faixa entre Sergipe e o leste do Rio Grande do Norte. No norte do Maranhão, o sol predomina, mas o tempo abafado deixa o céu sempre com alguma nebulosidade e há previsão de chuva rápida pela manhã. Nas demais áreas da região, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo fica firme, com baixa umidade do ar.

Região Centro-Oeste 

O sol predomina no sul de Mato Grosso do Sul, mas as nuvens aumentam e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas do Centro-Oeste, a presença de uma forte massa de ar seco deixa o céu praticamente sem nuvens. Com isso, o sol brilha forte, faz calor e não há expectativa de chuva. Durante a tarde, faz calor e a umidade relativa do ar fica baixa.

Região Sudeste 

O sol aparece em todo o Sudeste do Brasil. Só há previsão de chuva na zona da mata de Minas Gerais e na região serrana do Rio de Janeiro. No litoral paulista e no sul fluminense, o céu fica com muita nebulosidade pela manhã, mas o tempo abre e não chove. Nas demais áreas da região, o sol brilha forte, a temperatura sobe à tarde e o tempo fica seco.

Região Sul 

Mais uma frente fria avança pelo Sul. O tempo fica chuvoso no oeste, na região central e no leste do Rio Grande do Sul. No norte gaúcho, em Santa Catarina, no sul e no leste do Paraná, o sol aparece entre muitas nuvens e também chove a qualquer hora do dia. Sol e pancadas de chuva a partir da tarde no centro-oeste do Paraná. Tempo firme apenas no norte paranaense e no sul gaúcho.