Dilma grava programa especial de rádio sobre questões regionais

Excepcionalmente esta semana, a presidente Dilma Rousseff gravou participações especiais para o programa Café com a Presidenta focalizando cada um dos 26 estados e o Distrito Federal. Dilma detalhou como ocorrerá a expansão da rede de educação superior e tecnológica em cada região. A presidente passou praticamente o domingo inteiro gravando as 27 versões do programa de rádio.

A produção do programa informou que a série especial foi definida para destacar as necessidades e prioridades de cada região. De acordo com a equipe, sempre que houver necessidade séries especiais poderão ser planejadas. 

Na edição que foi ao ar nesta segunda-feira, Dilma disse que a expansão da rede de educação superior e tecnológica foi planejada para atender às necessidades de cada unidade da Federação. Segundo ela, o objetivo central é o combate à miséria e a promoção do desenvolvimento regional.

A presidente destacou ainda que, no Rio de Janeiro, a ampliação da oferta de educação superior e tecnológica busca atender ao mercado petrolífero e à demanda provocada pela Copa do Mundo de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016. Já em São Paulo, Dilma disse que a ampliação da oferta quer beneficiar as áreas mais pobres e com maior concentração populacional. Segundo ela, o objetivo na região é suprir a demanda da indústria em um ambiente cada vez mais globalizado e competitivo.

No Norte e no Nordeste, a presidente ressaltou que o objetivo da ampliação da rede de educação superior e tecnológica é chegar ao interior dos estados, oferecendo oportunidades para os jovens que vivem nas áreas mais carentes e estimulando o desenvolvimento regional. Nos programas que foram ao ar ontem, Dilma disse ainda que, nos estados do Sul e do Centro-Oeste, a meta do governo é ampliar educação superior e tecnológica para regiões agrícolas e também os centros industriais.