Inscrição para proficiência em português inicia na terça

A partir desta terça-feira os interessados em obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) devem se inscrever por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As inscrições seguem até 12 de setembro e a homologação será feita no Posto de Aplicação escolhido pelo candidato, conforme orientação do próprio posto.

O certificado é conferido aos estrangeiros - ou brasileiros que não tem o português como idioma materno - com merecido desempenho em testes padronizados de português, elaborados pelo Ministério da Educação (MEC).

O Celpe-Bras, único certificado brasileiro reconhecido oficialmente, é entregue em quatro níveis: intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Aplicado no Brasil e em outros países com o auxílio do Ministério das Relações Exteriores, ele é aceito em empresas e instituições de ensino como prova de competência na língua portuguesa, além de ser exigido nas universidades brasileiras para o ingresso em cursos de graduação e pós-graduação. O exame é composto de duas provas: uma escrita, com duração de 3 horas, e uma oral, durando no máximo 20 minutos.