Dilma anuncia novas universidades federais nesta terça-feira

O Brasil vai ganhar novas universidades federais e campis de institutos federais do programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O anúncio será feito nesta terça-feira pela presidente Dilma Rousseff.

O Ministério da Educação não divulgou quantas universidades serão criadas. No entanto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, adiantou durante participação no lançamento do programa Mulheres Mil, que tem o objetivo de aumentar a escolarização de mulheres em situação de vulnerabilidade, que a Bahia vai receber duas novas universidades federais, o Ceará uma e o Pará outra.

Haddad não deu mais detalhes sobre a terceira fase do programa de expansão da Rede Federal de Educação Superior. Ele também preferiu deixar para a presidente o anúncio dos estados que receberão as escolas técnicas que serão novos campi de institutos federais existentes.

Dentro do Pronatec, Dilma Rousseff promete ainda inaugurar 81 escolas que começaram a ser construídas no governo Luiz Inácio Lula da Silva. Somadas às 214 inauguradas por Lula e às 140 que funcionavam antes de 2002, a previsão é que a rede seja ampliada para 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia.