Ação da PF contra tráfico internacional prende 27 em três estados

Com 59 mandados expedidos pela Justiça, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Torre, com o objetivo de desmantelar pelo menos cinco organizações criminosas de traficantes no Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Até as 10h40, 27 pessoas haviam sido presas em flagrante. Todas integrariam um esquema de comércio internacional de entorpecentes.

Um último levantamento da PF indica que a operação já apreendeu 4,3kg de crack, 6,5kg de cocaína, 5 kg de maconha e mais de R$ 18,8 mil em dinheiro. Oito automóveis e cinco motocicletas também foram recolhidos.

Após mais de nove meses de investigação, 38 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão foram decretados pela Justiça, o que, para a PF, vai viabilizar a desarticulação das cinco quadrilhas.

Segundo a corporação, o nome da ação é alusivo à operação anterior, a "Castelo", ocorrida em 2009 na região sul do País, já que investigados na época voltaram a agir nos grupos desmantelados hoje. Mandados já foram cumpridos em Porto Alegre (RS), Pelotas (RS), Cáceres (MT) e Ponta Porã (MS).