Rio alaga mais de 200 casas em município gaúcho

Os temporais do início desta semana ainda geram transtornos nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Nesta sexta-feira, equipes da Defesa Civil contabilizavam um total de 215 casas alagadas em Eldorado do Sul (RS), a 20 km de Porto Alegre. As residências foram atingidas ontem pelas águas do Rio Jacuí, que teve elevação expressiva em seu nível na região metropolitana da capital, após comportas de uma barragem serem abertas.

Os alagamentos, no entanto, atingem, na maioria dos casos, pátios das casas. Apenas duas famílias ficaram desabrigadas. Os problemas foram registrados nos bairros Cidade Verde, Picada Zona Norte, e Vila Paz.

A Defesa Civil prevê que o nível do Rio Jacuí irá baixar até a tarde de hoje. Em todo o Estado, mais de 111 mil pessoas foram atingidas pelos temporais. Até ontem, cinco municípios haviam decretado situação de emergência. Outros 24 municípios registraram notificações preliminares de desastres. Cerca de 4,2 mil edificações sofreram danos, como destelhamentos e quedas de muros.