Sol predomina e tempo fica seco no Sul do país

Uma frente fria avança em direção ao Nordeste, mas ainda forma nuvens de chuva no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A circulação marítima de vento gerada pela presença de um sistema de alta pressão, no Oceano Atlântico, ao largo da costa da Região Sul, induz a formação de muitas nuvens baixas (estratiformes) entre o leste de Santa Catarina e de São Paulo, de acordo com a Climatempo

Áreas de instabilidade que chegam do mar formam algumas nuvens carregadas entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Na Região Norte, o ar quente e úmido forma algumas nuvens tropicais no Acre, no norte do Amazonas e do Pará, em Roraima e no Amapá. Uma grande massa de ar seco cobre as demais áreas do país e dificulta a formação de instabilidades. Veja a previsão por região:

Norte

Nesta quinta-feira, o extremo norte do Pará e do Amazonas e os Estados de Roraima e do Amapá têm predomínio de sol, mas as nuvens aumentam com o tempo abafado e há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde. As demais áreas da Região Norte ficam com pouca nebulosidade e tempo firme. O calor é intenso e a umidade do ar fica baixa à tarde.

Nordeste

O céu fica nublado com chuva fraca e queda de temperatura no sul da Bahia. No nordeste baiano e no litoral da Paraíba, do Rio Grande do Norte e do Maranhão, o sol aparece entre nebulosidade variável e ocorrem algumas pancadas de chuva no decorrer do dia. Nas demais áreas do Nordeste, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo segue seco.

Centro-Oeste

O ar quente e seco volta a predominar em todo o Centro-Oeste, deixando o céu praticamente sem nuvens. O sol brilha forte, faz bastante calor e a umidade do ar fica baixa durante a tarde. Várias cidades podem ficar com umidade abaixo dos 20%, o que caracteriza Estado de Alerta, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Sudeste

Nesta quinta-feira, o tempo fica fechado com chuva fraca o dia todo e queda de temperatura no norte do Rio de Janeiro, no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas do Sudeste, o sol aparece e o tempo fica firme. O leste paulista, o centro-sul fluminense e a maior parte das regiões mineiras ficam com muita nebulosidade, mas sem chuva. O mar segue agitado nas praias paulistas e fluminenses.

Sul

O sol aparece entre muitas nuvens no nordeste de Santa Catarina e no leste do Paraná, mas não chove. Em todas as demais áreas do Sul, o sol predomina, poucas nuvens se formam e o tempo fica seco.