Governo de SP oferece 120 cursos gratuitos a deficientes

O programa lançado este mês pelo governo do Estado de São Paulo, Via Rápida Emprego, oferecerá 120 cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional de pessoas com deficiência, idosos, jovens carentes, desempregados e beneficiários de programas de transferência de renda. Para as pessoas com deficiência, no entanto, o Via Rápida oferece 330 vagas exclusivas.

São cursos específicos, entre eles os de garçom, auxiliar de escritório e operador de computador. As modalidades foram criadas em parceria com a Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) e com a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva). As turmas iniciais estão previstas para agosto.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. De acordo com a assessoria, critérios como idade, escolaridade e renda familiar serão utilizados, além de haver prioridade para quem estiver desempregado ou for arrimo de família.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.viarapida.sp.gov.br. Os documentos necessários para se candidatar são RG e CPF.