Encontro de Culturas Tradicionais vai homenagear antropólogo Darcy Ribeiro

Começa nesta sexta-feira na Chapada dos Veadeiros (GO) o 11º Encontro de Culturas Tradicionais. Estão programados shows, encontro de capoeira, mostra de cinema e apresentações dos povos tracionais, na Vila de São Jorge.

“As comunidades tradicionais querem ser assistidas, aplaudidas e se integrar com as pessoas que vêm das capitais pra cá”, disse Juliano Basso, um dos coordenadores do encontro. “A ideia é que vire um ponto de encontro entre as comunidades e os turistas que vão pra São Jorge aproveitar as belezas naturais”, acrescentou. 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, que reúne diversas cachoeiras e áreas nativas de Cerrado, fica na região.

A edição deste ano vai homenagear o antropólogo Darcy Ribeiro, estudioso da cultura e da diversidade brasileira e, pela primeira vez, haverá também o Encontro de Culturas Gastronômicas da Chapada dos Veadeiros. Haverá oficinas de culinária e serão criados pratos exclusivos produzidos com algum fruto típico do cerrado.

A mostra de cinema vai privilegiar a produção de cineastas goianos. O público vai poder assistir à série O Povo Brasileiro, que explica a mistura de raças no país e é baseada na obra de Darcy Ribeiro.