Massa de ar polar derruba temperaturas em Santa Catarina

O frio intenso voltou a atingir Santa Catarina no início da manhã deste domingo. Os termômetros chegaram a marcar 2ºC na região serrana do Estado, mas o vento trouxe a sensação de um dia muito mais gelado.

Em São Joaquim, na Serra, por volta das 7h a temperatura era de 2ºC. A possibilidade de ocorrência de neve é mantida pelos meteorologistas, embora com menor intensidade da registrada no fim de semana passado.

Em Florianópolis, os termômetros de rua chegaram a marcar 10ºC no início da manhã, mas as rajadas de vento atingiram os 40 km/h e trouxeram uma sensação próxima do 0ºC. Na região do aeroporto, na zona sul da cidade, o vento era ainda mais intenso. No centro, as ruas estavam praticamente desertas por volta das 7h.

"Só sai de casa quem precisa trabalhar", disse a recicladora Érica Luiza Gonçalves, 54 anos. "Tenho que estar na rua porque o domingo é um dos dias que mais recolho latas", afirmou.

O frio deve se intensificar na tarde deste domingo, de acordo com o Centro de Recursos Ambientais de Santa Catarina (Ciram). A massa de ar polar, que baixou as temperaturas no Rio Grande do Sul neste sábado, vai derrubar os termômetros em todo o sul do país. A expectativa é de que a temperatura chegue aos -5ºC nas cidades da região serrana.