ASSINE
search button

Em velório, políticos dizem que Itamar deixa exemplo de dignidade 

Compartilhar

Autoridades que participaram neste domingo do velório do ex-presidente e senador Itamar Franco (PPS-MG), na Câmara Municipal de Juiz de Fora (MG), destacaram o exemplo de conduta e dignidade do político e as contribuições dele para a estabilidade econômica nos dois anos em que foi chefe de Estado. Estiveram na cerimônia os ex-presidentes Fernando Collor de Mello, hoje senador (PTB-AL), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney, atual presidente do senado (PMDB-AP), além do vice-presidente Michel Temer (PMDB) e o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB).

>> Lula é aplaudido, e Collor vaiado em velório de Itamar

Temer afirmou que foi a Minas Gerais para se despedir de um "grande amigo" e destacou o exemplo de vida pública deixado pelo político. "O presidente Itamar Franco deixa um grande exemplo de dignidade, de coerência ao logo da vida em matéria administrativa e política. É um exemplo para todos nós que praticamos a vida pública, especialmente por que ele foi o praticante de um dos atos mais importantes do País, que foi precisamente a estabilidade em relação a inflação".

O vice-presidente também lembrou os atos do político em um momento delicado para o País, que sofria com a superinflação. "Ele teve a coragem de lançar o Plano Real e manteve o Brasil nos trilhos de uma boa economia", disse.

Anastasia destacou o sentimento de pesar da população mineira e de todo o País com a morte de Itamar. "Eu acompanhava o cortejo do aeroporto até a Câmara Municipal e pude acompanhar cenas de patriotismo, bandeiras, várias pessoas chorando, e vi o grande apreço que o povo de Juiz de Fora tem por esse grande líder. É com grande tristeza que hoje estamos em Juiz de Fora e amanhã em Belo Horizonte para prestar essa homenagem a ele. E lembrando sempre que Itamar Franco foi um homem, cuja autoridade moral, cuja respeitabilidade tiveram ao longo desses anos todos a serviço de Minas e do Brasil. Todos nós políticos temos o dever de nos inspirarmos em sua conduta", afirmou.

Já Henrique Hargreaves, que foi ministro da Casa Civil no governo Itamar Franco, falou de sua relação próxima com o político e da dor da perda do amigo. "O sentimento é total de perda, porque a minha relação com ele era muito forte. Trabalhamos juntos, fui ministro da Casa Civil dele. Aprendi muito com ele, mesmo na Casa Civil, na Presidência da República, como no governo de Minas. Todo mundo perde com a morte dele, eu principalmente pela amizade que tinha. Somente o respeito que todos têm por ele já é a prova do legado que ele deixou."

Itamar Franco morreu no sábado, em um hospital de São Paulo após mais de um mês internado para o tratamento de uma leucemia, descoberta em maio. Ele adquiriu uma pneumonia durante a quimioterapia, sofreu um acidente vascular cerebral que o induziu ao coma e não resistiu. Itamar será cremado na segunda-feira, em Minas Gerais.