Berço político de Itamar Franco, Juiz de Fora decreta luto

O prefeito de Juiz de Fora (MG), Custódio Mattos(PSDB), decretou luto oficial de sete dias pela morte de Itamar Franco, ocorrida na manhã deste sábado. A cidade, localizada a 270 kg de Belo Horizonte, é considerada o berço político do ex-presidente da República e Senador.

Foi em Juiz de Fora que Itamar Franco cresceu e também onde se formou em Engenharia Civil, em 1954. No ano de 1967, foi eleito prefeito da cidade, sendo reeleito no pleito de 1972. Um ano depois ele deixou o cargo para concorrer, com sucesso, a uma vaga no Senado Federal, dando início sua trajetória na política nacional.

No site da prefeitura, uma homenagem a Itamar Franco destaca a trajetória do homem que "mudou a história de nossa cidade e saiu de Juiz de Fora para mudar o Brasil". Ao agradecer o trabalho de Itamar pela população, o prefeito Custódio Mattos disse que o ex-presidente foi um "exemplo de homem público que trabalhou em defesa do desenvolvimento regional e nacional".

Itamar Franco morreu na manhã deste sábado, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele estava internado desde o dia 21 de maio, para tratamento de leucemia. O estado de saúde de Itamar piorou na sexta-feira, quando ele passou a respirar com a ajuda de aparelhos. Nesta semana, o senador foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com um quadro de pneumonia.

Confira a nota oficial do prefeito de Juiz de Fora:

"Considerando a extrema admiração e respeito do povo de Juiz de Fora pela trajetória do Ex-Presidente da República do Brasil, Itamar Augusto Cautiero Franco, e em sinal de pesar pelo seu falecimento, o prefeito Custódio Mattos decretou luto oficial no Município, por sete dias, a partir deste sábado, 2. Exemplo de homem público que trabalhou em defesa do desenvolvimento regional e nacional, Itamar dedicou sua vida à causa pública e à promoção social dos mais mais necessitados. Um homem que deixa na história do Brasil a marca de seu exemplo e de suas realizações, hoje e sempre".