O mês de junho termina com madrugadas quase 1°C mais frias do que o normal em São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média normal de temperatura mínima em junho na capital paulista é de 12,2ºC. Dos 30 dias do mês, apenas nove tiveram as temperaturas mínimas acima deste valor. Em geral, as madrugadas paulistanas foram 0,7ºC mais frias do que a média.
A temperatura máxima média de junho ficou 0,1ºC abaixo do normal, que é de 22,1ºC. Dos 30 dias do mês, 16 tiveram temperatura máxima abaixo deste valor padrão.
O sexto mês do ano ostenta, até agora, as menores temperaturas da cidade em 2011. Na madrugada de 28 de junho, a temperatura mínima no Mirante de Santana foi de 6,1ºC, a mais baixa no local desde agosto de 2003, quando fez 5,9ºC. A menor temperatura máxima de 2011 foi de 15,8ºC, na noite de 8 de junho.
Segundo a agência Climatempo, a "porteira" das massas polares está escancarada e deve ficar assim por algumas semanas. Isto quer dizer que a circulação dos ventos sobre a América do Sul e a temperatura das águas dos oceanos ao seu redor estão em parceria para facilitar a chegada do frio intenso do Brasil. Os ventos polares começam a chegar no fim de semana e vão ficar cada vez mais fortes até o meio de julho. As madrugadas podem apresentar temperaturas abaixo dos 10ºC.