Depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a favor do reconhecimento da união entre casais homossexuais, os relacionamentos homoafetivos têm menos uma barreira a vencer contra o preconceito. Mas até que ponto um relacionamento gay é diferente do heterossexual?
Em boa hora, o especialista e psicólogo norte-americano Jean Malpas veio ao Brasil para um workshop sobre casais e famílias LGBT no contexto terapêutico, no último fim de semana. Em entrevista ao JB, ele comentou a decisão do Supremo Tribunal Federal, contou quais são os desafios dos casais homoafetivos e explicou porque a sociedade tem tanta resistência às diferenças.
Quais são os maiores desafios dos casais LGBT hoje?
Pesquisas já mostram que casais homoafetivos convivem com as mesmas dificuldades que os heterossexuais: intimidade, monogamia, famílias de origem, criação dos filhos etc. O que é específico dos casais LGBT, como minoria, é encarar, além disso, adversidades estruturais, como a ausência de reconhecimento legal do relacionamento ou a falta de apoio da família e da comunidade.