Em menos de 24 horas, País tem seis ataques a caixas eletrônicos

Somente na madrugada deste sábado foram registrados pelo menos seis ataques a caixas eletrônicos no País. Apontado como o "crime da moda" pelo secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, a explosão dos equipamentos tornou-se rotina em muitas cidades brasileiras.

Os últimos casos foram registrados nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Somente na capital paulista foram duas ocorrências nesta madrugada, com a prisão de seis pessoas. Um suspeito foi morto pelos agentes. Em Mogi das Cruzes (SP), os criminosos fugiram após usar um maçarico para abrir um caixa do banco Itaú. No Rio de Janeiro, dois homens foram presos em flagrante depois de invadir uma agência bancária. Na Bahia, 12 homens que roubaram o caixa eletrônico do Banco do Brasil da cidade de Sátiro Dias continuavam foragidos no começo desta tarde. Em Pernambuco a polícia também não tinha pistas do grupo que explodiu o caixa do Bradesco na cidade de Camocim de São Felix.

São Paulo

Seis pessoas foram presas e uma morreu na madrugada deste sábado em dois ataques a caixas eletrônicos na zona leste da capital paulista. Na primeira ocorrência, em um supermercado de Itaquera, os policiais conseguiram recuperar R$ 6 mil tirados de um dos caixas. Houve troca de tiros com os agentes e um dos suspeitos morreu no local. No segundo assalto, os policiais surpreenderam três homens que invadiram o caixa de uma agência bancária e recuperaram R$ 6.582.

Já em Mogi das Cruzes, a 50 km de São Paulo, dois homens utilizaram um maçarico para abrir um caixa eletrônico do banco Itaú por volta das 3h. Eles fugiram em um veículo Corsa. O valor roubado não foi divulgado pela polícia.

Rio de Janeiro

Dois homens foram presos tentando roubar um caixa eletrônico do Banco Santander, na rua da Passagem, no bairro de Botafogo, por volta das 7h deste sábado. Os policiais do 12º Batalhão (Botafogo), que chegaram ao local após uma denúncia anônima, prenderam a dupla em flagrante.

Bahia

Doze homens fortemente armados roubaram a agência do Banco do Brasil do município de Sátiro Dias, no nordeste da Bahia, na madrugada deste sábado, 14. De acordo com a polícia, o bando, que estava armado com pistolas, metralhadoras, fuzis e escopetas, rendeu entre 40 e 50 pessoas que participavam de uma festa no centro da cidade e fez os moradores de escudo humano. Eles explodiram o cofre da agência e depois de recolher o dinheiro, fugiram levando quatro mulheres como reféns. Elas foram liberadas há um quilômetro da saída da cidade.

Pernambuco

Quatro homens armados explodiram um caixa eletrônico do banco Bradesco na cidade de Camocim de São Félix (PE) por volta das 2h30. Após retirar o dinheiro do local, eles fugiram em um automóvel Vectra. O valor roubado não foi divulgado.