Quatro detentos rendem único agente e fogem de cadeia no Ceará

FORTALEZA - Quatro detentos escaparam da cadeia pública de Caridade, a 96 km da capital de Fortaleza, no fim da tarde de domingo. Havia apenas um agente penitenciário de plantão.

De acordo com a assessoria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), por volta das 18h o agente entregava medicamentos para os detentos, um processo protocolar, quando foi rendido por um deles.

Os quatro detentos fugiram e levaram as chaves das celas da cadeia, além de R$ 450 do agente penitenciário.

Três dos detentos foram condenados por homicídio, e o outro, por roubo, e ainda não foram recapturados. A Secretaria de Segurança Pública está à procura dos foragidos.

De acordo com a Sejus, a cadeia pública de Caridade foi inaugurada em dezembro do ano passado, e ainda sofre com falta de efetivo policial. Não havia policiamento externo na cadeia, e como era fim de semana, havia apenas um agente penitenciário de plantão. Os outros funcionários do local são administrativos.

A secretaria ainda afirmou que fará novo concurso público para agentes penitenciários no Estado. De acordo com o órgão, ainda no primeiro semestre de 2011 o edital será lançado e disponibilizará 800 vagas para a função, sendo 640 vagas para candidatos do sexo masculino e 160 para candidatas do sexo feminino.