BA: índios cobram pedágio em rodovia e são presos em flagrante

Agentes da Polícia Federal (PF) em Ilhéus prenderam em flagrante dois índios sob suspeita de exigir dinheiro para liberar o trânsito de veículos em uma via que liga a rodovia BA-001 a propriedades particulares. De acordo com a polícia, os dois homens pertenciam à tribo dos Tupinambás.

A polícia afirma que as prisões ocorreram no momento em que eles verificavam uma denúncia de cobrança indevida de pedágio. Os policiais acompanhavam alguns caminhões com a finalidade de observar a prática ilegal, quando o grupo de indígenas percebeu que estavam sendo filmados.

Segundo a PF, os índios, que estavam armados com facões, investiram contra os caminhoneiros e os agentes federais. Mesmo após a polícia se identificar e ordenar o fim da violência, um dos índios não acatou a determinação e prosseguiu com a tentativa de agressão e só foi contido após ser alvejado na perna. Ele foi encaminhado ao Hospital Regional.

Outro índio foi preso em flagrante, enquanto outros indígenas conseguiram fugir do local.

Os índios detidos se encontram à disposição da justiça e responderão por formação de quadrilha e extorsão, sendo que um deles também irá responder por tentativa de homicídio.