Ex-governador do Maranhão Jackson Lago é velado em sede do PDT

 

O corpo do ex-governador Jackson Lago (PDT), morto na segunda-feira, foi velado na sede do Partido Democrático Trabalhista (PDT), localizado no centro de São Luiz, nesta terça-feira. Foram oferecidos o Palácio dos Leões, sede oficial do governo do Maranhão, e a Assembleia Legislativa para a realização da cerimônia, no entanto, a família disse que cumpriria o desejo do ex-governador de ser velado no partido que ele ajudou a fundar em 1979.

O corpo de Jackson Lago chegou a São Luís no início da tarde desta terça-feira, às 14h45, e deixou o aeroporto uma hora depois. Em um carro do Corpo de Bombeiros, com honras de chefe de Estado, o corpo do ex-governador percorreu as principais avenidas de São Luís, até chegar à sede do PDT.

Jackson Lago, que foi prefeito de São Luís por três vezes, morreu no Hospital do Coração, em São Paulo. Desde 2004, ele lutava contra um câncer de próstata.

Eleito governador em 2006, Lago foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder econômico e compra de votos, e permaneceu pouco mais de dois anos no cargo. Sua última atuação política foi em 2010, quando concorreu novamente ao governo do Estado. Eleição em que Roseana Sarney (PMDB) foi reeleita ao cargo.

Lago era uma das principais lideranças políticas de oposição ao grupo Sarney no Maranhão. A importância desta liderança foi lembrada em uma nota de pesar que o presidente do Senado, senador José Sarney, divulgou juntamente com sua esposa, Marly Sarney. "É com grande comoção que lamento o falecimento do Governador Jackson Lago, figura expressiva que dominou a política maranhense durante quase meio século. É com respeito que proclamo o seu caráter, a coerência na defesa de suas ideias e o idealismo com que exerceu os vários cargos que ocupou na vida pública. Ele deixa o exemplo de cidadão, de chefe de família, de homem público e o Maranhão tem a gratidão dos serviços que prestou à nossa terra", diz a nota assinada por Sarney.

O Estado do Maranhão decretou três dias de luto oficial. O enterro de Jackson Lago está marcado para as 10h de quarta-feira, no cemitério dos Vinhais, em São Luís.