Vazamento em adutora afeta abastecimento de água em São Paulo

 

Um vazamento em uma adutora de 2.500 mm de diâmetro, próximo à Estação de Tratamento do Alto Tietê, afeta o abastecimento de água em Guarulhos, na Grande São Paulo. O problema ocorreu por volta de 23h de domingo. A Sabesp informou em nota que até as 17h desta segunda a situação será normalizada em cerca de 70% de seis bairros da capital e de oito municípios da região Leste.

Os 30% restantes, que se referem a regiões mais distantes ou altas, terão o abastecimento concluído até a madrugada de terça-feira. As equipes de manutenção da Sabesp estão no local para realizar trabalhos de reparo e recuperação do sistema. O bombeamento de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) foi reiniciado às 6h30 desta segunda.

A falha no sistema atingiu os municípios de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, parte de Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mauá (parte), Mogi das Cruzes, Poá e Suzano. Na capital, foram afetados os bairros de Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianazes, Itaquera, Santa Etelvina e São Miguel Paulista.

A Sabesp informa que os casos de emergência serão atendidos pela Central de Atendimento 195, que funciona 24 horas. A ligação é gratuita. A orientação é que a população economize o uso da água para que o sistema se normalize mais rapidamente.