Avanço de frente fria deixa tempo chuvoso em São Paulo

Uma frente fria avança rapidamente do Sul em direção ao Sudeste do país. Esse sistema ajuda a formar áreas de instabilidade desde o Paraná até Mato Grosso. O ar quente e úmido sobre o Norte do Brasil favorece a formação de nuvens carregadas sobre todas as áreas da Região, de acordo com a Climatempo. A Zona de Convergência Intertropical espalha muitas nuvens no norte da Região Nordeste. No Rio Grande do Sul e nas demais áreas do Nordeste, o ar fica mais seco e dificulta a formação de nuvens. Veja a previsão completa por região:

Norte

Neste domingo, o tempo ainda fica seco, com muito sol e temperatura elevada, na região de Boa Vista, no norte de Roraima. Em todas as outras áreas do Norte, as áreas de instabilidade persistem. O sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia, com risco de chuva forte e volumosa.

Nordeste

O sol aparece forte e algumas nuvens se formam, mas não chove em Salvador, no Recôncavo, no litoral norte e nas regiões de Paulo Afonso e Alagoinhas, no nordeste baiano, em Sergipe, em Alagoas, no agreste e no sertão de Pernambuco. Nas demais áreas da Bahia, no Maranhão, no sul e no norte do Piauí, no norte do Ceará, na maior parte do Rio Grande do Norte, no litoral da Paraíba, sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas nordestinas, sol forte, aumento de nuvens e chuva rápida.

Centro-Oeste

Hoje, o sol aparece forte, as nuvens aumentam e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde no norte de Goiás e no Distrito Federal. Nas demais áreas do Centro-Oeste, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia. Nessas áreas, há risco de chuva forte.

Sudeste

Neste domingo, uma nova frente fria avança em direção ao Sudeste e forma muitas áreas de instabilidade sobre a Região. Em todas as áreas do Estado de São Paulo, o céu fica nublado e chove o dia todo, com moderada a forte intensidade. Nessas áreas, há risco de chuva forte e volumosa. No centro-sul do Rio de Janeiro, no Triângulo, no Vale do Jequitinhonha e na Zona da Mata de Minas Gerais, o sol ainda aparece, mas o céu fica com muitas nuvens e há previsão de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Sudeste, sol forte, aumento de nuvens e rápidas pancadas de chuva a partir da tarde.

Sul

A frente fria avança em direção ao Sudeste, mas ainda deixa o tempo chuvoso no norte e no leste do Paraná, inclusive na Grande Curitiba e no litoral desse Estado. No noroeste do Paraná, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina e na Grande Florianópolis, o sol aparece, mas o céu fica com muita nebulosidade e chove a qualquer hora do dia. Na região da Campanha, no sul do Rio Grande do Sul, no oeste, no sudoeste e no centro-sul do Paraná e no Planalto e oeste de Santa Catarina, sol forte e pancadas de chuva a partir da tarde. No sul de Santa Catarina e nas demais áreas do Rio Grande do Sul, uma massa de ar seco avança, provocando a diminuição da nebulosidade. Nessas áreas, o sol ainda brilha forte e não há expectativa de chuva. Uma nova frente fria avança pela Região durante a semana, provocando queda de temperatura nos três Estados do Sul.