Viúva de Alencar é amparada durante velório no Planalto

BRASÍLIA - A viúva do ex-vice-presidente da República José Alencar, Mariza Gomes da Silva, teve de ser amparada na manhã desta quarta-feira quando o corpo de seu marido chegou por volta das 11h para o velório com honras de chefe de Estado. Muito emocionada e de óculos escuros, a ex-vice-primeira-dama foi acompanhada por um representante da segurança presidencial até a rampa e depois novamente conduzida ao caixão de seu marido.

O corpo de José Alencar foi recebido com 21 salvas de canhão, honra destinada exclusivamente a chefes de Estado, e por palmas de autoridades e familiares presentes. O presidente em exercício, Michel Temer, dona Mariza e um dos filhos de Alencar, Josué, recepcionaram o corpo na rampa do Palácio do Planalto.

De fora do Palácio,  uma fila de admiradores começou a se formar para a última homenagem da população a José Alencar. Menos de dez minutos depois da chegada do corpo para o velório, cerca de cem pessoas já se aglomeravam para dar último adeus ao ex-vice-presidente. Até as 23h, espera-se que cerca de 3 mil pessoas deem o último adrus ao político eempresário.

Morto aos 79 anos em decorrência de um câncer de abdome, Alencar recebeu honras fúnebres de chefe de Estado por sugestão da presidente Dilma Rousseff. Ele ocupou por cerca de um ano o cargo de interino no posto máximo do Executivo federal, sempre que o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva viajava ao exterior.

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que fez o traslado do corpo do ex-vice pousou na Base Aérea de Brasília pouco depois das 10h desta quarta-feira e foi recepcionado pelo presidente em exercício, Michel Temer, pela viúva, Mariza Gomes da Silva, pelos três filhos, Patrícia, Maria da Graça e Josué, e pelos quatro do ex-vice, Barbara, Josué, Ricardo e Davi. Outras autoridades, como o presidente do Congresso, José Sarney, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Mais, e o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carlos Ayres Britto, também estavam presentes.