Após mais de 4 horas fora do ar, Detran volta a funcionar em todo o país

Problema no Serpro também atingiu o site da Receita Federal

RIO - O Detran-RJ informou, no início da tarde desta quarta-feira, que o Sistema Federal de Processamento de Dados (Serpro) voltou a funcionar às 12h30. Com o retorno do sistema nacional, os 49 postos de vistoria e 72 de habilitação do estado que estavam paralisados desde as 8h11, quando o Sepro saiu do ar, já retomaram o atendimento.

O problema no Serpro também paralisou os serviços de licenciamento de veículos e emissão de carteiras de motorista no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Distrito Federal.

Além disso, os contribuintes também não conseguiram enviar a declaração do Imposto de Renda no site da Receita Federal.

O Serpro chegou divulgar uma nota nesta quarta-feira sobre o problema sem estabelecer quais serviços foram atindidos pelo problema. "O Serpro comunica que o seu centro de dados em São Paulo está fora do ar. Ele apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis. O Serpro está tomando as medidas necessárias para que a situação volte ao normal o quanto antes", dizia a nota.

O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, informou que o sistema de recebimento das declarações voltou a funcionar normalmente antes do meio-dia.

Diariamente, a Receita Federal interrompe o recebimento das declarações à meia-noite, até as 5h do dia seguinte, para manutenção, mas, na manhã desta quarta-feira, problemas de segurança do sistema elétrico do Serpro em São Paulo provocaram a suspensão do envio.

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda começou ontem (1º), quando a Receita recebeu 153.974 documentos, ante 124.620 do primeiro dia de envio do ano passado.