Governo de Mato Grosso do Sul intensifica ações contra dengue

Brasília – O governo de Mato Grosso do Sul vai intensificar as medidas adotadas para o controle da dengue no estado. A partir da próxima segunda-feira (14), técnicos das secretarias de Saúde de todos os municípios participam de uma capacitação para a utilização do novo sistema de monitoramento da doença, que será abastecido diariamente.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, a agilidade na notificação dos casos vai proporcionar um atendimento mais rápido e eficaz aos doentes. Atualmente, a ocorrência da dengue é feita semanalmente.

O último levantamento indica que, este ano, foram notificados 1.959 casos de dengue em 55 municípios de Mato Grosso do Sul, com 76 confirmações. Em 2010, foram notificados 82.597 e 56.076 tiveram confirmação.

Os casos confirmados tratam dos tipos 1, 2 e 3 da doença, mas, de acordo com a Secretaria de Saúde, o estado se prepara para a possibilidade da incidência do tipo 4, que já se manifestou no Amazonas, em Roraima e no Pará.

O governo do estado comprou o medicamento paracetamol em comprimidos e gotas, de soro fisiológico e de materiais necessários para o tratamento e monitoramento de pacientes, como o cartão de acompanhamento de pessoas com suspeita de dengue.