MG: sobe para 116 o número de cidades em emergência pelas chuvas

BELO HORIZONTE - A Defesa Civil de Minas Gerais informou nesta sexta-feira que subiu para 116 o número de municípios em situação de emergência por causa das chuvas que atingem o estado desde outubro do ano passado. Segundo o balanço mais recente, as últimas cidades a decretar emergência foram Carbonita e Pouso Alto.

Outras 47 cidades também foram atingidas, mas ainda não decretaram situação de emergência, somando um total de 163 municípios afetados pelas chuvas. O último boletim divulgado pela Defesa Civil registrava 21.180 desalojados (abrigados por parentes ou amigos), 3.493 desabrigados (alojados em abrigos públicos, 98 feridos e 17 mortos na região.

No estado, 7.320 casas foram danificadas pelos temporais, enquanto 298 foram completamente destruídas. Pelo menos 542 pontes foram danificadas e 190 cederam à força das águas, segundo a Defesa Civil.

De acordo com estimativa do governo do estado, as chuvas já causaram um prejuízo de mais de R$ 250 milhões, contando as perdas dos municípios e estradas estaduais, mas excluindo prejuízos do comércio.