Dia será de calor, porém com chuva em boa parte do Brasil

SÃO PAULO - Uma frente fria avança pela costa do Sudeste e deixa o tempo instável em São Paulo, segundo a Climatempo. Nuvens associadas a este sistema cobrem também parte de Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. No centro-sul do Rio Grande do Sul, uma forte massa de ar seco predomina. Pouca nebulosidade também no leste e norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no sudoeste da Bahia. No restante do país, o ar quente e úmido forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva.

Confira a previsão por região:

 

Região Sudeste

O sol predomina, faz calor e não chove no Espírito Santo, no centro-norte do Rio de Janeiro, inclusive na Região dos Lagos, no centro-norte mineiro, na Grande Belo Horizonte e nos Vales dos Rios Doce e Jequitinhonha. No estado de São Paulo e no Sul de Minas, tempo instável com sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte nessas áreas. Nas demais áreas do Sudeste, sol forte, aumento de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e a noite.

 

Região Sul

O sol predomina, faz calor e não chove na região da Campanha, no sul, na Grande Porto Alegre e no litoral gaúcho. Nas demais áreas gaúchas, em Santa Catarina e no sul e no sudoeste do Paraná, o sol aparece, as nuvens aumentam e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. Nas demais áreas paranaenses, inclusive na Grande Curitiba, o tempo continua bastante instável, com períodos de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte e volumosa.

 

Região Centro-Oeste

O sol brilha forte e ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde no Distrito Federal e na maior parte de Goiás, inclusive na capital. Nas áreas de Goiás que fazem divisa com Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul e em todas as áreas de Mato Grosso, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nessas áreas, o tempo fica abafado e há risco de chuva forte.

 

Região Norte

O sol brilha forte, faz calor e não chove no norte e na capital de Roraima. Nas demais áreas desse estado e na região de Barcelos, no Amazonas, o sol aparece forte, as nuvens aumentam e acontecem pancadas de chuva à tarde. Nas demais áreas do Norte, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia.

 

Região Nordeste

O tempo continua bastante instável com períodos de sol e pancadas de chuva a qualquer hora do dia no Maranhão, no centro-norte, no litoral e na capital do Piauí e no centro-norte e na capital do Ceará. Não chove e faz sol no litoral e na zona da mata da Paraíba e de Pernambuco. Na região de Bom Jesus da Lapa, na Bahia, e no Planalto da Conquista, muito sol, calor e tempo seco, sem chuva. Nas demais áreas da região Nordeste, o sol aparece forte, as nuvens aumentam e acontece chuva rápida, sobretudo à tarde.