Abertura do Congresso: Peluso reforça proposta de 3º Pacto Republicano

 

Na mensagem de quatro páginas que leu na tarde desta quarta-feira, em nome do Poder Judiciário, na abertura da sessão legislativa do Congresso, o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, ressaltou que “em contraste com um passado felizmente cada vez mais remoto, democracia e constitucionalismo representam os pilares fundamentais do processo político brasileiro”.

No pronunciamento, o presidente do STF reforçou a proposta ontem formulada à presidente Dilma Rousseff – e por ela aceita – de que os três poderes firmem o 3º Pacto Republicano, a fim de “dar curso ao processo de aprimoramento da ordem jurídica e consolidar a modernização da máquina judiciária”.

Para Peluso, a construção do futuro de um país é "um processo complexo, determinado pela grandeza de suas ambições e pelo tamanho dos desafios do seu presente", dependendo o seu "desenvolvimento virtuoso de instituições jurídicas estáveis, rápidas e eficazes".

Na conclusão da mensagem, o presidente do STF afirmou: "Não devemos temer o desafio de, no interesse da cidadania, aprofundar e solidificar o processo de modernização do Judiciário e de aperfeiçoamento da ordem jurídica. Tenho a certeza de que o diálogo permanente e a cooperação resoluta, institucionalizados entre os Poderes no 3º Pacto Republicano, constituirão instrumento decisivo para o esforço comum de construção do futuro".