Tempo abafado provoca pancadas de chuva em quase todo Sudeste

SÃO PAULO - A presença de uma frente fria no oceano, ao largo do litoral do Sudeste, e o tempo quente e úmido estimulam a formação de nuvens carregadas entre São Paulo, o Rio de Janeiro e o centro-sul de Minas Gerais, de acordo com a Climatempo.

Por outro lado, uma grande massa de ar seco e quente inibe a formação de nebulosidade no Espírito Santo, nas demais áreas de Minas, no centro-norte de Goiás e no interior da Bahia. Nuvens tropicais, associadas ao tempo quente e úmido, estão espalhadas pelas demais localidades do país.

Veja a previsão do tempo por região:

 

Norte

Nesta terça-feira, o sol aparece forte, faz calor e não chove no norte de Roraima, inclusive em Boa Vista. Nas demais áreas desse Estado, no Amazonas, no Acre, em Rondônia, no Amapá, no Pará e no norte do Tocantins, o sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia. Há risco de temporais, sobretudo entre a tarde e a noite. Nas demais áreas do Tocantins, inclusive em Palmas, o sol aparece forte, as nuvens se formam e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Nordeste

O sol predomina, faz calor e não chove no sudoeste, no Planalto da Conquista e na Chapada Diamantina, na Bahia. Na maior parte do Maranhão, no centro-norte do Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte, na Paraíba e no leste de Pernambuco e de Alagoas, o tempo continua instável com períodos de sol entre muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas nordestinas, sol forte, aumento de nuvens e chuva rápida, sobretudo à tarde.

 

Centro-Oeste

O sol aparece entre muitas nuvens e as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia no norte e no noroeste de Mato Grosso. Nessas áreas, há risco de chuva forte e volumosa. Nas demais áreas da Região Centro-Oeste, o sol aparece, as nuvens se formam e acontecem pancadas de chuva a partir da tarde. Faz calor em todas as áreas.

 

Sudeste

Nesta terça-feira, o tempo fica firme, faz bastante calor e não chove no norte, no nordeste e no leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. Nas demais áreas do Sudeste o sol aparece forte, mas o ar abafado forma nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva a partir da tarde. Em São Paulo e no sul e no Triângulo de Minas Gerais, há risco de chuva forte em alguns municípios.

 

Sul

A chegada de uma nova frente fria deixa o céu com muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia no oeste e no sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas gaúchas e nos Estados de Santa Catarina e do Paraná, o sol aparece forte e faz bastante calor. Nessas áreas, o forte aquecimento forma nuvens carregadas no decorrer do dia e, por conta disso, ocorrem pancadas de chuva a partir da tarde. Há risco de chuva forte.