Termina nesta segunda-feira matrícula para aprovados no Sisu

BRASÍLIA - Termina nesta segunda-feira o prazo para que os alunos aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) efetuem a matrícula nas instituições para onde foram selecionados. 

Os candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podiam escolher até dois cursos no Sisu, elegendo sua prioridade. Aqueles que forem selecionados para a sua primeira opção e não efetuarem a matrícula perdem a vaga. Os que forem aprovados para o segundo curso podem permanecer no sistema e ainda têm chance de serem convocados.

A lista dos aprovados em segunda chamada será divulgada no dia 4 de fevereiro e a terceira no dia 13. Após essas etapas, caso ainda haja vaga disponíveis, os estudantes podem optar por participar de uma lista de espera que será gerada pelo sistema a partir das notas do Enem e poderá ser utilizada para selecionar os candidatos a critérios das instituições de ensino.

Os cursos com maior número de inscritos foram os de bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC); de Direito, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de Medicina nas universidades federais do Ceará (UFC) e de Pelotas (Ufpel); e de Administração, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Enem. O processo seletivo do Sisu a ser realizado no primeiro semestre de 2011 selecionará candidatos a vagas para ingresso em cursos no primeiro semestre e, em algumas instituições, também para o segundo semestre de 2011.

Participaram do processo seletivo 2011/1 do Sisu 83 instituições de ensino superior, sendo 39 universidades federais, 05 universidades estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e uma instituição isolada. A lista das instituições participantes e dos cursos oferecidos pode ser consultada no portal do Sisu.

Pelas regras do Sisu, o estudante pode se inscrever em até dois cursos - um deles deve ser selecionado como primeira opção. Quem for aprovado no curso de primeira opção, é automaticamente retirado do sistema. Caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga. O estudante que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima para nenhum dos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes, a critério da instituição de ensino.

 

Informações do MEC