Ex-pugilista Popó diz que se preparou para a Câmara

BRASÍLIA - O ex-pugilista e deputado federal  eleito Acelino Popó Freitas (PRB-BA) acompanhou nesta segunda-feira, na Câmara dos Deputados, uma palestra destinada a explicar o funcionamento da Casa aos parlamentares que farão parte da 54ª legislatura, a partir desta semana. O ex-atleta admitiu ainda estar "um pouco perdido" nas dependências da Casa, mas disse ter se preparado para o cargo que vai assumir.

"Há uns três anos eu calçava luvas e calções e colocava cinturões como campeão, agora tenho que colocar terno junto com gravata. É totalmente diferente, eu tenho que estudar muito", disse Popó, lembrando que havia estudado somente até a 4ª série, mas retomou os estudos após abandonar os ringues e agora é estudante de Direito. "Nunca é tarde. Me preparei para o que vou fazer daqui pra frente", disse.

Sobre a palestra de orientação, o ex-atleta disse ser importante para se "localizar" melhor na Câmara. "A gente que não é parlamentar fica um pouco perdido. Aqui é muito grande, andei um tempão, mas se for voltar não sei como vou voltar não", brincou.

Popó terá como principal foco de atuação o esporte e a área social. "Eu sou um projeto que deu certo. Um cara que nasceu em uma comunidade muito pobre e o esporte mudou minha vida. Agora é hora de a gente servir. Entrei para a política com uma visão: eu quero servir, estou aqui para servir", disse.

Questionado se continuará treinando boxe, brincou que terá como sparrings os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP) e Magno Malta (PR-ES). "Soube que eles são metidos a boxeadores. Esse vai ser meu primeiro desafio", afirmou. Popó herdou a vaga na Câmara após a indicação de Mário Negromonte (PP-BA) para o Ministério das Cidades.