Em um dia, chuva em Florianópolis se aproxima da média do mês

A grande quantidade de chuva que atingiu Florianópolis (SC) no final de semana deixou várias regiões cobertas pela água e muitas pessoas desabrigadas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), de sexta-feira para sábado choveu 144,4 mm em 24 horas. O índice se aproxima da média para todo o mês na capital, que é de 176 mm.

De acordo com o Inmet, o volume de chuva acumulado no mês estava em torno de 294 mm até as 10h de domingo, 64% acima da média para janeiro. Outras localidades de Santa Catarina, como o sul, o leste e o litoral, também registraram grandes volumes de chuva de sexta-feira para sábado. No domingo, ocorreram pancadas de chuva, mas não tão volumosas.

Segundo a Climatempo, as condições meteorológicas desta segunda-feira ainda estão favoráveis para a formação de novas áreas de instabilidade sobre Santa Catarina. O sol aparece forte durante várias horas, mas o excesso de umidade e o calor geram as nuvens carregadas que vão provocar mais chuva, especialmente à tarde e à noite. Ainda há risco de chuvas moderadas a fortes em todas as regiões catarinenses.