Sisu fecha com mais de dois milhões de inscrições, diz MEC

BRASÍLIA -  As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) registraram às 23h59 desta quinta 2.020.157 de inscrições efetuadas por 1.080.194 candidatos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de inscritos representa aproximadamente um terço do total de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.

Dentre os 3,2 milhões de estudantes que se submeteram às provas estão incluídos, além dos que se inscreveram no Sisu, aqueles que o fizeram apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no ProUni; os que pretendem bolsas no FIES; os treineiros e, finalmente, aqueles que ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga.

 

Decisão da Justiça

A Justiça Federal no Rio de Janeiro concedeu liminar prorrogando o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até o dia 26 deste mês. O juiz Alberto Nogueira Júnior alegou que haveria sobrecarga do sistema, já que apenas um terço dos 3,3 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreveram no Sisu até o início da noite desta quinta.

No entanto, o MEC encerrou as inscrições às 23h59, como previsto. Em nota, o ministério afirma que está estudando, com a Advocacia-Geral da União (AGU), de que forma cumprirá a decisão do juiz, já que não é possível permitir novo prazo de inscrições no sistema somente para os estudantes do Rio de Janeiro.

"Além do que, em isolando, estaria configurando uma quebra da isonomia, uma vez que o concurso é nacional, envolve estudantes de todos os estados da Federação e 83 universidades e institutos federais de todo o país", acrescenta a nota.