BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) vai pedir à Justiça dois dias de prazo para cumprir a decisão de prorrogar as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com a assessoria de imprensa, há ainda a possibilidade de derrubar a decisão, já que a Advocacia-Geral da União (AGU) deve entrar com recurso em favor do MEC.
Ontem, a Justiça Federal no Rio de Janeiro concedeu liminar prorrogando o período de inscrições para o Sisu até o dia 26 deste mês. O juiz Alberto Nogueira Júnior alegou que haveria sobrecarga do sistema, já que apenas um terço dos 3,3 milhões de estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) se inscreveram no Sisu até o início da noite desta quinta. O prazo foi encerrado às 23h59 de ontem. A decisão vale somente para os candidatos de municípios fluminenses. Para o MEC, isolar candidatos de um único estado configura quebra da isonomia, já que a seleção é nacional.
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) chegaram a 2.020.157. Segundo o Ministério da Educação, o número de inscritos representa aproximadamente um terço do total de candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010.
Dentre os 3,2 milhões de estudantes que se submeteram às provas estão incluídos, além dos que se inscreveram no Sisu, aqueles que o fizeram apenas para conseguir a certificação do ensino médio; os que pretendem vagas no ProUni; os que pretendem bolsas no FIES; os treineiros e, finalmente, aqueles que ao tomar conhecimento das notas de corte, já se consideraram impossibilitados de disputar uma vaga.