Abertura de comportas de represa causa alagamentos em São Paulo

A abertura das comportas da represa do Sistema Cantareira, em Jacareí (SP), na manhã desta quinta feira, fez aumentar em 2 m a vazão do rio Jaguari, com transbordamento e enchente em pelo menos 14 bairros de Jaguariúna, na região metropolitana de Campinas.

O nível do rio continuava subindo no começo da tarde e pode aumentar número de pessoas atingidas nas próximas horas, segundo a Defesa Civil. O número de desabrigados ainda não foi contabilizado pelo órgão, e a estimativa é que 35 residências tenham sido atingidas.

A necessidade da abertura da represa para liberar 40 metros cúbicos por segundo de água havia sido anunciada pelos técnicos da Defesa Civil de São Paulo, que emitiu um alerta, ainda na quarta feira, aos municípios que são cortados pelo rio Jaguari.

O rio Camanducaia, que não integra o Sistema Cantareira, mas que também passa por Jaguariúna, está acima do nível normal por causa das chuvas e famílias ribeirinhas estão sendo retiradas por precaução. O volume das águas dos rios provocaram pontos de alagamentos ainda nos municípios do Circuitos das Águas: Morungaba, Pedreira e Amparo.